Portugal regista forte crescimento no setor do alojamento turístico em abril
Em abril de 2025, o setor do alojamento turístico em Portugal voltou a registar resultados muito positivos. Segundo os dados divulgados pelo INE, contabilizaram-se 2,9 milhões de hóspedes (+8,5%) e 7,1 milhões de dormidas (+9,2%), face ao mesmo mês de 2024. Os proveitos totais ascenderam a 571,1 milhões de euros (+12,6%) e os proveitos de aposento atingiram 436,0 milhões de euros (+13,9%).
Este desempenho robusto foi influenciado, em parte, pela alteração do calendário da Páscoa, que em 2025 ocorreu em abril (em 2024, foi em março), concentrando fluxos turísticos num período mais favorável em termos de procura.
No acumulado de janeiro a abril de 2025, os resultados mantêm-se positivos:
-
8,5 milhões de hóspedes (+4,4%)
-
20,5 milhões de dormidas (+2,7%)
-
1,5 mil milhões de euros de proveitos totais (+7,5%)
-
1,1 mil milhões de euros em proveitos de aposento (+7,7%)
Turismo continua a impulsionar exportações de serviços
O indicador preliminar do Banco de Portugal sobre a rubrica de Viagens e Turismo da balança de pagamentos aponta para um crescimento das exportações turísticas de 7,6% em abril, atingindo 2.227,69 milhões de euros. Também as importações turísticas cresceram 9,0%, situando-se nos 633,61 milhões de euros.
No 1.º quadrimestre de 2025, as receitas turísticas superaram os 7,2 mil milhões de euros (+5,1%), enquanto as despesas turísticas ultrapassaram os 1,66 mil milhões de euros (+5,3%).
Portugal mantém-se entre os destinos mais procurados na Europa
De acordo com o relatório Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel da European Travel Commission (ETC), Portugal mantém-se no TOP10 das preferências dos turistas europeus para os próximos 6 meses. O inquérito, que avaliou 10 mercados de origem, indica que 72% dos europeus tencionam viajar até ao final do verão.
Entre os que pretendem visitar Portugal:
-
30,4% já estiveram no país anteriormente, sinalizando uma forte taxa de fidelização.
Os critérios mais valorizados na escolha do destino são:
-
-
Segurança (prioridade para mais de metade dos inquiridos)
-
Boas condições climatéricas (39,1%)
-
Promoções e ofertas atrativas (34,8%)
-
Sustentabilidade e eficiência: pilares do turismo do futuro
Num contexto de crescimento da procura turística, torna-se essencial garantir a sustentabilidade dos destinos, equilibrando o aumento da atividade com a proteção dos recursos naturais e a qualidade de vida das comunidades locais. A W4M apoia o setor do turismo com soluções digitais que contribuem para uma gestão mais eficiente e sustentável: desde a monitorização em tempo real do consumo energético e hídrico em unidades turísticas, à gestão inteligente de atendimento e fluxos de visitantes, passando pela comunicação digital personalizada e pelo uso de dados para apoiar decisões estratégicas. Estas ferramentas permitem não só reduzir custos e emissões, como também melhorar a experiência do visitante e reforçar o compromisso ambiental dos destinos.





























